Institucional

O Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate – Frades Menores Capuchinhos é uma entidade sem fins lucrativos de caráter religioso.

"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros; acudi aos santos nas suas necessidades, exercei a hospitalidade;"
Romanos 12:10,13

O Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate – Frades Menores Capuchinhos é uma entidade sem fins lucrativos de caráter religioso, que tem como objetivo atender as famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, na perspectiva da melhoria da qualidade de vida. Famílias estas, que procuram solução para os problemas enfrentados, sendo possível o atendimento nas áreas de Assistência Social, Assistência à saúde e Promoção Humana.
O atendimento é realizado com a contribuição de diversos profissionais voluntários, bem como de outros profissionais cedidos pelo Governo do Estado do Amapá, como médico clínico geral, geriatra, odontólogos, fisioterapeutas entre outros, alguns do quadro efetivo e outros do Contrato Administrativo.
O mentor espiritual desta Obra é Frei Daniel (1876-1924), nascido na cidade de Samarate – Itália, Frei Capuchinho que dedicou sua vida a cuidar de pobres hansenianos, que eram abandonados pelas famílias nos abrigos criados naquela época. Inspirado na história de Frei Daniel é que Frei Aquilino Apassiti e Frei Apolonio Troesi construíram este projeto, em etapas diferentes, com ajuda de benfeitores da Itália. Hoje o Projeto é dirigido pelo também Frei José Carlos Pestana.

QUEM FOI FREI DANIEL DE SAMARATE?

Frei Daniel de Samarate (15 de junho de 1876 — 1924) foi um religioso italiano da ordem dos capuchinhos Assim ele mesmo se apresenta, no início do Álbum Missarum (registro de missas) sob o título: “Notanda et memoranda” (coisas a serem anotadas e lembradas):
” Nasci no dia 15 de junho de 1876 e fui batizado no dia 16 de junho de 1876. No dia 14 de janeiro de 1890 entrei no convento dos capuchinhos no seminário menor de Sovere (Bergamo). No dia 23 de junho de 1891 fui admitido ao noviciado no convento de Lovere e no dia 24 de junho de 1892 no mesmo convento fiz a profissão dos votos simples nas mãos do Revmo. P. Leão de Briosco, meu Mestre. No convento de Bréscia no dia 2 de julho de 1896 professei solenemente nas mãos do M.R.P. João Antônio de Brescia, Guardião. No mesmo ano, no dia 19 de dezembro, das mãos do Eminentíssimo Cardeal André Ferrari recebi a tonsura e as quatro Ordens Menores na capela subterrânea dedicada a São Carlos Borromeu na Catedral de Milão. No dia 18 de setembro de 1897 do mesmo Prelado recebia do subdiaconato no Santuário de Rho, Milão. No dia 8 de agosto de 1898 parti de Milão para o Brasil como missionário apostólico e no dia 30 do mesmo mês cheguei ao Pará, de onde fui destinado a Canindê (Ceará) lá chegando no dia 22 de setembro de 1898. No dia 2 de outubro fui ordenado Diácono por D. Joaquim José Vieira, Bispo do Ceará, no Santuário de São Francisco, Canindé. No dia 19 de março de 1899 fui ordenado Sacerdote pelo mesmo Prelado na Catedral de Fortaleza e celebrei a minha Primeira Missa no dia 25 do mesmo mês no Santuário de S. Francisco em Canindé. No dia 22 de janeiro de 1900 fui destinado à Colônia de Santo Antônio do Prata (Pará) onde permaneci por quase 14 anos, período no qual fui contagiado pela doença que me obrigou a viver isolado. No dia 31 de janeiro de 1913 deixei o Prata para residir na paróquia do Anil, São Luís do Maranhão. Em dezembro regressei ao Pará e no dia 27 de abril de 1914 me internei no Retiro São Francisco perto do asilo dos leprosos do Tucunduba. ”

Últimas notícias

Venerável Frei Daniel de Samarate

Venerável Frei Daniel de Samarate

“A DEUS LOUVADO!” Eu sou filho de Deus Deus habita em mim Posso ser o que desejo porque Deus é meu auxílio Nunca me canso porque Deus é minha força Nunca estou doente porque Deus é minha saúde Nunca me falta cousa alguma porque Deus é meu suprimento Pois eu sou filho de Deus estou […]

CAMPANHA INFORMATIVA

CAMPANHA INFORMATIVA

OFTALMOLOGIA Informativo – Oftalmologia Olá, amigos! O Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate conta há muitos anos com atendimento oftalmológico na instituição. Saiba mais no nosso informe! “A Deus Louvado!” Estamos também no Instagram!https://www.instagram.com/centrofreidaniel_capuchinhos/ Siga a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/centro.freidaniel.capuchinhos

INAUGURAÇÃO DO PROGRAMA +VISÃO NO MUNICÍPIO DE TARTARUGALZINHO

INAUGURAÇÃO DO PROGRAMA +VISÃO NO MUNICÍPIO DE TARTARUGALZINHO

Nesta segunda-feira (02/05/2022), o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate e governo do estado celebrou a inauguração do Programa +Visão no município de Tartarugalzinho E contou com a presença de várias autoridades do governo como Governador Waldez Góes, Senador Davi, Prefeito da cidade de tartarugalzinho Bruno mineiro Senador Davi Alcolumbre Para ter acesso a todas […]